quarta-feira, julho 19, 2006

Abaixo as Trilogias e Afins

Chez Pirez

De uma minoria urbana viajante é usual ouvir-se dizer que lá fora é que há isto ou aquilo e que por cá “no passa nada”. Até há alguns anos, no que diz respeito a ingredientes ditos “gourmet”, como rúcula, manjericão, vinagre balsâmico, flor de sal, cogumelos shitake ou espargos frescos, só era possível adquiri-los em sítios muito específicos. Hoje em dia a situação é significativamente diferente e já é possível encontrar uma boa parte destes elementos em hipermercados e até mesmo em lojas de hard discount. É inegável que para esta situação muito contribuiu a vinda para Portugal do El Corte Inglês, sobretudo numa altura em que o Pingo Doce também se começou a render ao mini preço.

O mesmo se passava na restauração “light”. Querer fazer uma refeição ligeira, fora de casa, significava quase sempre, sandes de queijo, fiambre ou mista. Nas saladas, o panorama não era melhor: frango, atum ou delícias do mar. No fundo as trilogias sempre fizeram parte da genética lusitana: Deus, Pátria, Família; Amália, Fátima e Eusébio; chá, café ou laranjada; cocó, ranheta e facada.

Não é que estas “sub hipóteses” tenham deixado de existir, antes pelo contrário, ainda continuam por aí e em maioria, a par das cadeias de fast food , do mini-prato “tipo” regional ou Quiche “meets” esparregado congelado. O que acontece é que felizmente a coisa evoluiu e hoje existe uma série de alternativas que fogem a esta pobreza dominante.

Talvez o início deste século tenha marcado esta mudança com o aparecimento, em Lisboa, do Casanova, que segundo vem referido no Lifecooler, “surgiu no dia 25 de Abril em homenagem à revolução dos cravos”. A pouco e pouco a cidade tem vindo a ser povoada por espaços onde se pode fazer uma refeição ligeira por 10 a 15€.

Alguns destes locais:

Deli Delux (Santa Apolónia), Pois Café (Sé), Lusitália (Praça das Flores), City Sandwich (a meio da J.A. Aguiar), Go Natural (Atrium Saldanha; Amoreiras Plaza…), Aya Gourmet (Twin Towers, Sete Rios), Oriente (Chiado), Psi (jardim junto ao Hospital dos Capuchos), Paladares de S. Sebastião (traseiras do Público), Maria Da Fonte (Campo de Ourique), Vertigo (Chiado) , Noobai (Jardim do Adamastor, Santa Catarina).

Uns melhores que outros. Consoante o espaço e o local, uns mais para o almoço de semana, outros mais para fim-de-semana. Mas em todos, uma alternativa à ditadura das trilogias e afins.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem e' que ja' encontrou queijo fresco, um bom molho de grelos de nabo ou uma caixinha de fios-de-ovos 'a venda em Italia? E em Franca?