quarta-feira, outubro 25, 2006

Paz, Pão e Manteiga de Aviação


Muitas pessoas ficam admiradas quando lhes digo que faço pão. Na verdade eu não faço pão, limito-me a colocar todos os ingredientes numa máquina e ela faz tudo por mim. Este saiu particularmente bem (até parece a sério!). A seu lado, uma lata de manteiga de Aviação trazida de S. Paulo, há 1 ano atrás. Não fazia a ideia que era tão boa – sobretudo agora, que a validade venceu no mês passado – apenas a trouxe porque gostei da embalagem e achei o nome desconcertante (terá alguma coisa a ver com a manga de avião?).

Para quem quiser fazer um igual: 300 ml de água, 2 colheres de óleo de girassol primeira pressão, 1 colher de chá de sal marinho; 375gr de farinha – trigo T75 (55%), centeio (25%), aveia (10%), flocos de arroz (10%), 1 colher de chá de açúcar. 8,25gr de fermento em pó. Com a excepção do sal e da água (del cano) todos os ingredientes foram/são comprados na Biocoop (anúncio completamente grátis) onde se vende, também, farinha e fermento de espelta, com que se faz o meu pão favorito.

E já que falamos em pão, deixo aqui o endereço da Poilâne, famosa por fabricar o melhor pão do mundo – segundo alguns franceses e americanos influentes que por certo nunca provaram o pão da Paladares de S. Sebastião (Rua S. Sebastião da Pedreira, 25 A, Lisboa) ou um daqueles cozido em forno de lenha, algures no Alentejo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ha uns largos anos que eu utilizo uma maquina para fazer pao. Usar agua del cano mas filtrada por um filtro Brita melhora sensivelmente a qualidade do produto final.