quinta-feira, dezembro 28, 2006

A A Gill

AA Gill é um daqueles críticos que tem tanto de genial como de irritante. Tomei conhecimento da sua existência, em Agosto do ano passado, a propósito de uma critica, no Sunday Times, ao Tugga, (restaurante londrino de cozinha lusa). Nesse artigo fazia referências muito pouco abonatórias sobre o nosso país e sobre a nossa gastronomia, o que provocou bastante indignação e deu origem a um interessante debate no fórum d’Os5as8 (ler aqui).

Entretanto tenho acompanhado, a espaços, as suas criticas no Timesonline e fico a imaginar o que seria se existisse uma personagem deste género em Portugal. Digo isto porque sempre que faço uma critica menos abonatória sobre um restaurante que visito, recebo uma dezena de emails e comentários a insultar-me (como a maior parte dos comentários são anónimos e não apresentam qualquer argumentação, obviamente que não os publico).

Leiam este exemplo ( aqui, a partir de "Anyway... " ) e vejam se comparado com algumas coisas que escrevi, não fazem de mim um menino do coro.

Nota: não, não pretendo ser nenhum AA Gill português - até porque me falta o talento - mas o nacional porreirismo e os brandos costumes são coisas que me irritam bem mais do que a arrogância e pedantismo desta personagem.

Sem comentários: