domingo, novembro 05, 2006

Jantar "Hommage Xatô da Diamantina"(3)


E o festim teve o seguinte alinhamento:

1 - Roederer Cristal Magnum 1993 (Champagne) / “Tartare” de bacalhau e shitake.

2 – Didier Dagueneau Sílex 2003 (Poully Fume) e Château Laville HautBrion 2003 (Pessac-Léognan) / Pintada no forno recheada com porcini cremoso de alecrim.

3 – Château de Beucastel “Hommage a Jacques Perrin” 2001 e Château Rayas 1999 (Châteauneuf du Pape) / Coxa de galo do campo estufada à camponesa, Risotto de trompetes de la morte.

4 – Château Haut-Bailly 2003 (Pessac-Léognan) e Château Margaux 2003 (Margaux) / “Cotechino” de porco ao vapor com lentilhas guisadas, puré de “ratte” com trufa preta.

5 – Delas Frères “Les Bessards” 1998 Hermitage / Queijo Scamorza fumado quente com azeite de tomate seco (na foto)

6 – Selbach-Oster 2001 Bernkasteler Badstube (Eiswein Mosel Saar-Ruwer) / “Tatin” de ruibarbo com “zabaglione” fresco ao marsala.

Pelo meio ainda houve uns jokers, mas o adiantado da hora já não me permitia descortinar todos os nomes. Mesmo assim consigo recordar-me de um Pavillon Rouge 2003 e de um Léoville Las Cases 1999. E é claro que dificilmente esquecerei um clandestino final que passou secretamente por algumas mãos.

Em relação aos pratos, gostei bastante da Pintada e achei interessante o Cotechino e a “tatin” de Ruibarbo. Não fui nada à bola com o “Tartare” de bacalhau e achei a Coxa de galo, insonsa, bem como o risotto de trompetes que a acompanhava. Gostei do Scamorza fumado mas, tal como o cotechino, não tanto da ligação com os vinhos (talvez fosse ph da minha boca).

Sem comentários: